Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

21 fevereiro 2006

Investigação nos E.UA.
Hormona responsável pela sensação de fome pode auxiliar a memória

A hormona grelina associada à sensação de fome pode melhorar a memória. A conclusão é de um estudo norte-americano publicado pela revista Nature Neuroscience, citada pela Saúde na Internet, hoje.
A grelina pode aumentar a comunicação entre os neurotransmissores, as sinapses, nas zonas do cérebro responsáveis pela memória. A descoberta pode abrir portas ao desenvolvimento de tratamentos farmacológicos que atenuem as dificuldades de memória de indivíduos com ou sem demência.
Os investigadores já conheciam os efeitos da acção desta hormona no hipotálamo, nomeadamente, o da produção da sensação de fome, muito embora, essas implicações fossem ignoradas noutras zonas cerebrais. A novidade é que se descobriu que a grelina pode desempenhar um papel importante no hipocampo, melhorando a memória.
Esta conclusão tem por base testes desenvolvidos com ratinhos criados sem o gene da grelina e com ratinhos normais, e que mostraram o impacto da existência e da inexistência desta hormona no número de sinapses no hipocampo. Os ratinhos sem grelina apresentavam um número de sinapses 25 por cento inferior à dos normais. Os cientistas constataram igualmente que, quando se injectava a hormona em ratinhos normais, havia um acréscimo de sinapses no hipocampo e uma melhoria do seu desempenho em vários testes de aprendizagem e memória.
Daniela Gonçalves