Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

20 fevereiro 2006

Pandemia de gripe das aves poderá matar até 142 milhões de pessoas

Se houver uma pandemia de gripe das aves, esta poderá matar até 142 milhões de indivíduos e originar uma recessão económica mundial, avançam especialistas australianos do Instituto Independente de Lowy, citados pela LUSA e pela Saúde na Internet, hoje.
“No caso de um cenário extremo haveria uma recessão económica maciça, com 142,2 milhões de mortos e uma perda de produto mundial bruto de 4,4 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros)”, explicam Warwick McKibbin, analista económico e Alexandra Sidorenko, da Australian National University.
As estimativas mais optimistas relativas à eventual pandemia apontam para 1,4 milhões de mortos, e para um custo económico mundial de 330 milhões de dólares. Os países em desenvolvimento seriam os mais afectados economicamente, e os da Europa e da América do Norte os que sentiriam menos este impacto, rematam os investigadores.

Daniela Gonçalves