Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

12 fevereiro 2006



Estudo da Harvard School of Public Health
Café pode prevenir a diabetes de tipo 2

O consumo moderado de café ou descafeinado pode reduzir o risco de mulheres jovens e de meia-idade virem a desenvolver a diabetes de tipo 2, sugere um estudo conduzido por investigadores da Harvard School of Public Health, em Boston, publicado no jornal Diabetes Care de Fevereiro. Participaram na investigação mais de 88 mil mulheres norte-americanas.
Segundo os investigadores, a ingestão diária de um café reduz em 13 por cento a probabilidade das mulheres virem a sofrer de diabetes de tipo 2, sendo esse risco diminuído em mais de 47 por cento se o consumo diário for de quatro ou mais chávenas de café. Rob M. van Dam da Harvard School of Public Health, e os seus colegas sublinham, no entanto, que esta relação apenas se aplica ao consumo de café filtrado e instantâneo. Van Dampesar explicou à Reuters Health, no dia 9 que, apesar dos resultados do estudo, “não recomenda às pessoas que comecem a consumir café, para reduzir o risco de diabetes de tipo 2”. Isto porque é necessária a realização de mais estudos versando sobre esta relação entre café e redução do risco de desenvolvimento da diabetes de tipo 2, e nomeadamente a identificação dos tipos de café mais benéficos à saúde.

Daniela Gonçalves
Créditos da fotografia:

1 Comments:

At 11:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola, pois o CAFE é bom para tudo, faz bem a tudo por iso é que eu bebo!! mas se bebo demais fico nervosa já sabes.lol

 

Enviar um comentário

<< Home