Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

26 dezembro 2005

- Cultura e Lazer -
Exposição “Faraó”
Espanhóis visitam antiguidade egípcia


O Egipto antigo vai estar até ao dia 14 de Maio de 2006 perto dos espanhóis, através de uma exposição intitulada “Faraó”, que está a decorrer, no Centro de Exposições Arte Canal de Isabel II, em Madrid. Estão expostas 120 peças de incalculável valor histórico, artístico e arqueológico, emprestadas pelo Museu egípcio do Cairo. Pela primeira vez, podem ser apreciados, na capital espanhola, alguns objectos com mais de 4500 anos de antiguidade. Esta iniciativa cultural encontra-se entre as mais relevantes iniciativas culturais fora do Egipto.
A mostra é composta por sete secções que fazem uma retrospectiva histórica da vida dos faraós egípcios, do Império Antigo (2686-2173 a.c) ao Império Novo (1552-1069 a.c). As peças centrais são uma estátua de Tutankamón, com mais de três metros de altura e com 3500 anos de antiguidade, a figura do faraó Kéfren, que foi responsável pela construção da segunda pirâmide de Gizé, da Grande Esfinge, e o sarcófago de um gato do príncipe Tutmés.
Obeliscos, máscaras funerárias, espelhos, cofres, utensílios, anéis e colares, são outras peças expostas. Os visitantes da exposição são envolvidos, quando chegam, por uma gigantesca réplica das colunas do Templo de Karnak, e depois “fazem uma viagem” tridimensional pelo interior de uma múmia de há 2800 anos, através de um documentário, produzido pelo Museu Britânico de Londres, descreve o "Correio da Manhã".
Foi instalada, no exterior do recinto, uma pirâmide com 18 metros de altura, para exibir o filme.
Daniela Gonçalves
Créditos fotografia: