Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

25 fevereiro 2006



Promessa da investigação britânica
Medicamento poderá reduzir necessidade de sono a duas horas diárias

Necessitar de dormir apenas duas horas diárias poderá vir a ser uma realidade em breve, a partir do consumo de um medicamento sem cafeína, que está a ser desenvolvido por cientistas britânicos, noticiou a Saúde na Internet, no dia 22, citando a revista New Scientist.
Já há, no mercado, fármacos destinados à redução da necessidade de sono, sendo, no entanto, compostos por cafeína. A mais valia do medicamento que está a ser, agora, desenvolvido reside nesta particularidade, já que não é feito à base desta substância, tendo sido bem sucedidos os testes realizados, revelam os investigadores.
Reduzir a necessidade de sono a duas horas diárias sem efeitos negativos sobre o rendimento das pessoas, é a sua principal meta, muito embora tenham aspirações mais exigentes. Os cientistas pretendem, nos próximos anos, conhecer melhor o funcionamento do “relógio biológico humano”, com vista ao futuro desenvolvimento de medicamentos que eliminem totalmente a necessidade de sono, inclusive por vários dias.

Daniela Gonçalves

Créditos da fotografia:
http://erich-meier.de/media/1/20040527-dormir.jpg, 25 de Fevereiro, 2006.