Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

26 fevereiro 2006



Intervenção cirúrgica gastrointestinal
Mascar pastilha elástica pode facilitar a recuperação dos doentes


A recuperação de uma operação intestinal pode ser facilitada se os doentes mascarem pastilha elástica, a seguir à intervenção. Em causa está a reactivação dos intestinos paralisados e uma melhoria das condições do doente que lhe permitem ter alta mais cedo do que o habitual. A conclusão é de um estudo norte-americano publicado na revista Archives of Surgery.
Segundo os autores do estudo, os efeitos de mastigar pastilha elástica na activação do sistema gastrointestinal são evidentes. Isto porque há uma estimulação dos nervos que facilitam a emissão de hormonas que activam o sistema gastrointestinal, explica Rob Schuster, autor do estudo e membro do Santa Barbara Cottage Hospital da Califórnia, nos E.U.A.
As conclusões do estudo basearam-se na análise de 34 doentes que, começaram a mascar pastilha elástica, algumas horas a seguir à operação ao intestino grosso, noticiou a LUSA, citada pela Saúde na Internet, no dia 24. Estes doentes conseguiram eliminar os gases acumulados antes dos que não mascaram pastilha e tiveram os primeiros movimentos de ventre numa média de 63 horas posteriores à intervenção cirúrgica. Este processo arrastou-se por mais 36 horas no caso dos doentes intervencionados que não mascaram pastilha elástica.
Também o impacto de mascar este produto teve implicações importantes ao nível da alta dos doentes submetidos à operação intestinal. Os doentes que mascaram pastilha regressaram às suas casas cerca de quatro dias depois da operação, enquanto que os outros doentes apenas tiveram alta ao fim de seis dias a seguir à intervenção.
Todos os doentes que foram analisados no estudo têm cancro e foi-lhes retirada uma parte do intestino grosso devido a uma infecção crónica.

Daniela Gonçalves

Créditos da fotografia: