Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

06 março 2006



Eurobarómetro sobre “Os erros Médicos”
Metade dos portugueses receiam prática clínica

Metade dos portugueses acredita poder vir a ser alvo de erros médicos e um pouco mais pensa que essa situação pode ocorrer nos hospitais de Portugal, muito embora dois terços confiem no trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde, divulga um eurobarómetro da Comissão Europeia (CE).
Segundo o estudo da CE, o primeiro inquérito a nível europeu sobre “Os erros médicos”, 50 por cento dos inquiridos portugueses receiam ser vítimas de enganos médicos e 59 por cento é pessimista quanto à probabilidade de serem cometidos erros graves, por parte de médicos e outros profissionais de saúde, como os enfermeiros, nos hospitais portugueses.
Com uma visão mais optimista e confiante estão cerca de 67 por cento dos inquiridos, que apresentam uma opinião favorável em relação ao trabalho dos médicos, enfermeiros e dentistas, noticiou a LUSA, citada, hoje, pela Saúde na Internet.
Os resultados do Eurobarómetro tiveram por base 29.154 entrevistas a indivíduos com mais de 15 anos de 30 países, incluindo os 25 estados-membros da União Europeia e os países candidatos e em adesão, nos meses de Setembro e Outubro de 2005. Participaram no estudo 1000 portugueses.

Daniela Gonçalves

Créditos da fotografia: http://www.wise.nhs.uk/sites/serviceimprovementcollab/Picture%20Library/1/_w/doctors_jpg.jpg, 6 de Março, 2006.