Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

30 dezembro 2005

Estudo do Erasmus Medical Center
Vitaminas C, E, e zinco previnem cegueira


Uma dieta rica em vitaminas C, E, e zinco diminui o risco de degeneração ocular, que é o principal factor responsável pela cegueira. As conclusões são de investigadores do Erasmus Medical Center, que, esta semana, apresentaram o seu estudo, na Holanda.
A investigação foi realizada neste país, teve a duração de oito anos e envolveu mais de quatro mil idosos residentes em Roterdão, noticiou o “Jornal de Notícias”. Os investigadores concluíram que os indivíduos que ingerem regularmente alimentos com as vitaminas C, E e zinco têm 35 por cento menos probabilidades de sofrer de degeneração ocular.
Isto porque estas vitaminas contêm propriedades anti-oxidantes que evitam a degeneração ocular, resultante do surgimento de células anormais transportadas pelo sangue, que lesionam o centro da retina e prejudicam a visão. Com o aumento da idade, surgem dificuldades de leitura e de condução, que afectam mais de 10 por cento da população com mais de 80 anos.
Para prevenir a doença, os investigadores aconselham uma dieta que inclua grão de bico, óleo vegetal, nozes, ovos, cenouras, aves do campo, espinafres, citrinos, pimentos, bróculos e batatas.


Daniela Gonçalves