Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

31 março 2006


Dia do AVC - Estudo em Portugal deixa alerta
Treze em cada cem homens e oito em cada cem mulheres vão ter um AVC

O AVC é a principal causa de morte em Portugal, atinge em média três pessoas por hora, 54 por dia e cerca de vinte mil por ano. Os números não são novos, mas voltam a ser lembrados, em tom de alerta, hoje, Dia do AVC

Treze em cada cem homens e oito em cada cem mulheres, com 54 ou mais anos, residentes em Portugal, vão sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), até 2016, revela um estudo realizado com 9000 indivíduos, que foi divulgado, hoje, Dia do AVC.
As conclusões têm por base a campanha “Saúde Sobre Rodas”, promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) e pelo Instituto de Reumatologia (IPR), que chegou numa unidade móvel a várias regiões de Portugal, durante 2005.
Informar as pessoas sobre o que é o AVC, bem como a avaliação do seu risco, foram as principais metas da “Saúde Sobre Rodas”. No ano passado, os profissionais de saúde receberam mais de 9000 pessoas na unidade móvel da campanha que se instalou junto a mais de 70 centros de saúde.
Os resultados do estudo são preocupantes em termos de saúde pública, já que, dos 8.896 inquiridos, 13 por cento dos homens e 8,2 por cento das mulheres com 54 ou mais anos vão ter um AVC nos próximos dez anos, noticia, a LUSA, hoje.
As populações do Alentejo são as que apresentam um maior risco de AVC, indica o estudo, que coloca o homem numa situação de maior vulnerabilidade à doença relativamente à mulher.
Na base do problema encontra-se a hipertensão arterial, que constitui um dos principais factores de risco de AVC. Constatou-se, a partir da avaliação dos valores de tensão arterial que mais de metade dos hipertensos (grau um) não estão a fazer tratamento, e consequentemente, não controlam a sua tensão arterial.
Preocupante é igualmente o caso de quase metade dos hipertensos de grau II que afirmaram não estar a seguir qualquer terapêutica, e daqueles que tendo a mesma situação clínica não têm a tensão arterial controlada através do uso de medicação contra a patologia.
O AVC é a principal causa de morte em Portugal, atingindo em média três pessoas por hora, 54 por dia e cerca de vinte mil por ano. E é também um dos principais factores de internamento hospitalar no nosso país.

Daniela Gonçalves
Créditos da fotografia: