Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

09 março 2006



Estudo publicado na Archives of General Psychiatry
Hereditariedade pode explicar maioria dos casos de Alzheimer


A hereditariedade pode ser responsável pela maior parte dos casos de doença de Alzheimer, revela um estudo realizado com gémeos, divulgado pela revista Archives of General Psychiatry.
Segundo os resultados da investigação, dois terços dos adultos com mais de 65 anos com demência sofrem de Alzheimer, e prevê-se que aumentará a incidência da doença, em consonância com o crescimento da população adulta, noticia, hoje a LUSA. Os factores de risco genético estão identificados, muito embora apenas uma parcela reduzida de casos possam ser explicados por alterações de genes específicos.
Constatou-se igualmente que factores ambientais podem explicar a ausência desta doença neurodegenerativa progressiva e incurável, em gémeos idênticos (monocigóticos). No entanto, os factores hereditários explicam a doença em 58 a 79 por cento dos casos, mostra o estudo dos gémeos, que envolveu 11.884 indivíduos suecos.
Esta relação é ainda mais evidente quando se compara a diferença entre o período de desenvolvimento da doença de Alzheimer em gémeos idênticos e não idênticos (3,66 anos, no primeiro caso, e 8,12, no segundo.)

Daniela Gonçalves
Créditos da fotografia: