Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

24 junho 2006

Alerta de especialistas em Alzheimer
Médicos de família fazem diagnóstico tardio da doença

Os médicos de família não fazem um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, dificultando o tratamento dos doentes, frisaram em tom de alerta os especialistas, ontem, em Tomar.
Para fazer face a esta lacuna, é crucial realizar uma “campanha de sensibilização mais próxima dos médicos de família”, para que estes fiquem mais conscientes dos sinais da doença nos seus doentes. A sugestão e o aviso partiram da presidente do Grupo de Estudos de Envelhecimento Cerebral e Demências, Manuela Guerreiro, durante um simpósio sobre a doença de Azheimer, que termina hoje, noticia, hoje, o Jornal de Notícias.
Segundo afirma a especialista, a situação é preocupante porque “os médicos de família deixam passar muitos casos”, havendo situações, diz, de doentes cujas manifestações iniciais da doença foram desvalorizadas pelos clínicos. Isto sucede, talvez, porque “há 25 anos, ainda se faziam poucos diagnósticos de doença de Alzheimer em Portugal”, explica, muito embora o primeiro caso da doença tenha sido diagnosticado em 1906.

Daniela Gonçalves