Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

05 janeiro 2006

Estudo da Universidade de Connecticut
Estatinas não previnem o cancro


Os medicamentos com estatina indicados para o tratamento do colesterol previnem os ataques cardíacos, mas não podem prevenir o cancro, explicaram investigadores, na terça-feira, noticiou a Reuters Health, citando o Journal of the American Medical Association.
Alguns estudos iniciais demonstraram baixas taxas de cancro da mama, próstata, e do cólon entre os indivíduos que tomam estatinas, muito embora não se verifique essa relação de causalidade, já que os investigadores concluíram que esta substância química não interfere com as taxas de cancro. E essa conclusão tem por base os resultados de outros 26 trabalhos de investigação versando sobre a mesma relação, um deles da autoria de Michael White, da Universidade de Connecticut e do Hartford Hospital, e que envolveu 87.000 doentes.
“Quando reunimos todos os ensaios, ficámos com esperança de validar o efeito protector face ao cancro, mas acabámos por não encontrar nada”, lamentou White. Acrescentando que há, inclusivamente, efeitos das estatinas prejudiciais à saúde. A redução da massa muscular e o surgimento de problemas nos orgãos são alguns dos efeitos secundários que afectam alguns consumidores de medicamentos com esta substância.

Daniela Gonçalves