Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

03 janeiro 2006



Psoríase
Fumar pode estar na base do desenvolvimento da doença

Fumar pode ser um factor de risco para o desenvolvimento da psoríase e ter um impacto relevante nas variantes mais severas da doença, revelou a Reuteurs Health, no dia 28 de Dezembro de 2005, citando os Archives of Dermatology de Dezembro do último ano.
Gerald G. Krueger, da University of Utah School of Medicine, em Salt Lake City, e colegas realizaram um estudo comparativo envolvendo 557 doentes com psoríase, e recorreram a três bases de dados da população para investigar a prevalência do consumo de tabaco e da obesidade nestes diferentes grupos.
Constataram que 37 por cento dos doentes com psoríase eram fumadores, enquanto que nos outros grupos se verificou uma diferença percentual considerável. Isto porque entre 13 a 25 por cento dos indivíduos fumavam.
O mesmo sucede com a diferente prevalência de obesidade nos grupos com indivíduos com psoríase e com indivíduos saudáveis. A saber: 34 por cento dos pacientes com esta doença dermatológica eram obesos contra 18 por cento dos indivíduos pertencentes à maior parte da população de Utah. No entanto, e ao contrário do que sucede com o tabaco que surge como potencial causa da psoríase, a obesidade é uma consequência desta patologia, que, segundo explicou à Reuters Health, o investigador Krueger, “parece ter um efeito adverso na imagem corporal, que pode conduzir os doentes a adoptarem estilos de vida que não são saudáveis, como por exemplo, comerem em excesso e praticarem pouco exercício físico.”
Já o consumo de tabaco parece ter um papel decisivo no desenvolvimento da psoríase, defende Krueger. Em causa está a sua influência no sistema imunitário dos indivíduos.
Fumar mais de 20 cigarros por dia aumenta consideravelmente o risco de os indivíduos virem a sofrer de psoríase crónica, concluem os investigadores, que salientam a importância de evitar o consumo de tabaco.
Daniela Gonçalves
Créditos fotografia:

1 Comments:

At 10:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Greetings do blog vizinho NetFM! Bom trabalho na blogosfera para a mais jovem e eficiente jornalista que conheço!

 

Enviar um comentário

<< Home