Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

06 janeiro 2006




Níveis elevados de triglicéridos são prejudiciais para o coração

O excesso de triglicéridos no organismo constitui um factor de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e resulta, geralmente, da adopção de uma dieta calórica.
Cerca de metade dos acidentes cardiovasculares podem ter na sua origem uma quantidade elevada de triglicéridos no sangue, que se encontra associada a baixos níveis de HDL, “colesterol bom”, explica o especialista em Medicina Interna dos Hospitais Universitários de Coimbra, José Manuel Silva. Segundo afirmou à Saúde e Bem-Estar, em Dezembro de 2005, “este facto ilustra o elevado impacte epidemiológico que têm os triglicéridos, em termos de risco cardiovascular”.
A hipertrigliceridemia traduz-se em níveis elevados de triglicéridos no sangue que são uma dislipidemia, ou seja, uma alteração dos níveis de lípidos do sangue. O colesterol é outro lípido que circula no sangue, e que, às vezes, se encontra ligado aos triglicéridos.
Mas, estes dois lípidos são diferentes e têm efeitos distintos no organismo, esclarece o especialista. Os triglicéridos correspondem a um “conceito mais alargado de gordura”, presente no sangue, e que funciona também como “o nosso depósito de energia, mas que, em quantidades excessivas, é prejudicial à saúde”, essencialmente porque “os depósitos abdominais de gordura são metabolicamente activos”.

Dieta saudável e exercício físico
Os hábitos alimentares são, segundo José Manuel Silva, a causa principal do excesso de triglicéridos no sangue. Daí que a eliminação de bebidas alcoólicas, a redução dos açúcares de absorção rápida, e a prática de exercício físico sejam o caminho a seguir para reduzir os níveis desta gordura no sangue.
Isto porque só a adopção de um estilo de vida saudável poderá evitar os elevados níveis de triglicéridos no sangue e o potencial surgimento de doenças cardiovasculares motivadas por esta gordura.
O recurso à medicação é essencial quando os níveis elevados de triglicéridos têm continuidade ao longo de um período considerável de tempo.

Daniela Gonçalves
Créditos da fotografia: