Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

20 janeiro 2006

Prevenção de doenças cardiovasculares
Consumo de aspirina cresceu nos E.UA

O número de americanos que tomam, regularmente, a aspirina, para prevenir as doenças cardiovasculares, cresceu cerca de 20 por cento entre os anos de 1999 e 2003, noticiou a Reuters Health, no dia 19, citando o American Journal of Preventive Medicine deste mês. Reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco foi o principal motivo que levou os americanos a tomar diariamente ou quase todos os dias, a aspirina. Em 2003, 36,3 por cento dos adultos, com pelo menos 35 anos, consumiram diariamente ou dia sim, dia não, este medicamento, avançou o American Journal of Preventive Medicine. De salientar que esse número foi superior, entre aqueles que sofriam de doença cardiovasculares e de diabetes, 82,8 e 62,6 por cento, respectivamente.
Até porque este comportamento de consumo da aspirina é recomendado pela American Diabetes Association, para estimular a prevenção de ataques cardíacos e outros problemas cardiovasculares nos doentes com a diabetes, já que estes constituem um grupo de risco.
Os benefícios do consumo de aspirina são confirmados pelo porta-voz da American Heart Association, o cardiologista, Richard Stein. “Aproximadamente a redução de um terço dos ataques cardíacos e ataques cardíacos fatais em pacientes que tomam aspirina ajudará a reduzir a morte e a incapacidade resultante da doença coronária nos E.U.A”, rematou.

Daniela Gonçalves