Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

09 janeiro 2006


Redução do risco de mortalidade
“Mau” Colesterol pode ser bom para os mais velhos

Existem dois tipos de colesterol, o “bom”, HDL, e o “mau”, LDL, que é considerado um potencial factor de risco para o desenvolvimento de doenças coronárias, quando os seus valores são elevados. Mas, o LDL não apresenta só malefícios para a saúde, em geral, e para o coração, em particular. Até porque, altos níveis do chamado colesterol “Mau”, podem, em certa medida, ser benéficos para a saúde dos mais velhos, noticiou, a Reuters Health, no dia 4 de Janeiro, tendo por base o Journal of the American Geriatric Society, de Dezembro de 2005.
A conclusão é de um estudo desenvolvido por Valerie Tikhonoff, da Universidade de Pádua, em Itália, e que teve a participação de 3120 indivíduos com 65 ou mais anos, de ambos os sexos, que foram acompanhados durante 12 anos.
É sugerida uma relação entre os níveis elevados de colesterol “mau”, LDL, e a redução do risco de mortalidade nas mulheres e nos homens. O estudo sugere que o risco de ataque cardíaco fatal diminui com os níveis elevados de “mau” colesterol. O LDL “comporta-se assim como um factor predisponente multifacetado e predominantemente não linear da mortalidade cardiovascular e dos outros tipos de mortalidade”, explica Tikhonoff.
Os investigadores ressalvam, no entanto, que as conclusões apresentam-se como sugestões, devendo ser analisadas com cautela, já que, geralmente, prevalece a associação entre os elevados níveis de LDL e o risco acrescido de doenças cardiovasculares e de mortalidade.

Daniela Gonçalves

Créditos da fotografia: http://www2.uol.com.br/cienciahoje/chdia/n372a.jpg