Jornal de Medicina e Saúde

Blogue dedicado ao jornalismo em Medicina e Saúde, com artigos, entrevistas e notícias sobre investigação científica e o estado da Saúde em Portugal e no mundo.

30 junho 2006



Estudo da Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Perfil de saúde da mulher portuguesa é susceptível

Cerca de 5% das mulheres portuguesas com mais de 40 anos poderão vir a sofrer de doença cardiovascular fatal, nos próximos dez anos. A conclusão é de um estudo com mulheres, baseado no maior rastreio realizado até hoje em Portugal, conduzido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia. Pelo menos um dos factores de risco das doenças cardiovasculares, sobretudo, a obesidade, o sedentarismo, hipertensão e colesterol elevados, foram detectados em 82% das mulheres com idade superior a 18 anos, alerta o estudo.
Do total de mulheres entrevistadas, 64% apresentavam excesso de peso e 69% delas não pratica regularmente exercício físico; 47% tinham hipertensão arterial e 35% excesso de colesterol. O sedentarismo (72%) e o colesterol elevado (20%) são os principais factores de risco em mulheres com menos de 40 anos.
A Sociedade Portuguesa de Cardiologia divulgou os dados, ontem, na Casa do Coração, que traçam o perfil de saúde da mulher portuguesa, tendo por base 10 mil avaliações dos níveis de colesterol, hipertensão, obesidade, entre outros factores de risco cardiovascular, noticiou, hoje, a Saúde na Internet.

Daniela Gonçalves
Créditos da fotografia: